FACEBOOK
  

VÍDEOS
  

FOTOS
  

GALERIAS
  

JORNAL DIGITAL
  

 

Gestor em Ação

Quarta, 02 Dezembro 2020 12:37

Paulo Fernandes destaca resultados colhidos por MT após ações de gestores governamentais

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Em 2002 os servidores atuaram no desenvolvimento da política de gestão de precatórias, que era a dívida judicial do Estado de Mato Grosso de quase R$ 700 milhões.

Neste mês de dezembro é celebrado os 20 anos da carreira de gestor governamental em Mato Grosso. O servidor Paulo Fernandes Rodrigues relata algumas das conquistas dos profissionais que vem sendo colhidas pelo Estado.

De acordo com o gestor, em 2002 os servidores atuaram no desenvolvimento da política de gestão de precatórias, que era a dívida judicial do Estado de Mato Grosso de quase R$ 700 milhões em atraso.

“Nós atuamos na política descentralizada das ações de governo, que nada mais é a gestão dos convênios de transferência de recursos para municípios e entidades sem fins lucrativos. Atuamos na coordenação das dez câmaras temáticas, que foram implantadas na época da Copa do Mundo de 2014”, comenta o gestor.

Paulo relembra sobre a atuação dos gestores governamentais na coordenação da Câmara de Transparência. Mato Grosso, de acordo com o servidor, estava em último lugar no ranking dos estados e conseguiu chegar ao quinto colocado como mais transparente.

Também foi desenvolvido uma política para celebração, formalização, repasse dos recursos, execução e apreciação de contas dos recursos repassados via convênios para os municípios e entidades sem fins lucrativos

“Não existia nenhum sistema de controle, não havia uma gestão sobre os recursos, quem os pegava não prestava contas e ficava por isso mesmo. Nós desenvolvemos esse trabalho pela Seplan (Secretaria de Planejamento), discutimos os problemas dos órgãos, fizemos um levantamento de cada um, qual legislação eles utilizavam, se haviam formulários padronizados, se tinha alguma sistemática”, explica Rodrigues.

Segundo Paulo Fernandes, era necessário que o Governo do Estado atuasse fortemente na gestão dos recursos. Entre 2005, 2007 e 2007 foram sendo publicadas seções normativas conforme as melhorias iam ocorrendo na sistemática da gestão de recursos de convênios.

Foi desenvolvido um sistema integrado onde é realizado a gestão completa dos recursos, desde a proposta até a aprovação.

“Nós desenvolvemos uma série de formulários padronizados, capacitamos mais de mil servidores da época, de todo o estado, dos municípios, das entidades sem fins lucrativos, dos conselhos deliberativos escolares. Eu acredito que foi uma ação bem desenvolvida pela carreira de gestores e onde a gente até hoje vem colhendo os resultados dessa política desenvolvida”, finaliza.

Confira abaixo a íntegra do depoimento de Paulo Fernandes.

Última modificação em Quarta, 30 Dezembro 2020 09:42

Mídia

Siga-nos

Convênios




 

Clube de Vantagens

Facebook

Localização