Gestor em Ação

Quinta, 31 Dezembro 2020 08:31

Maria Stella destaca trabalho conjunto que coloca a Sinfra como ‘secretaria de entregas’ Destaque

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

O trabalho que nós, gestores governamentais, estamos realizando hoje na Sinfra, que se destaca como uma secretaria de entregas merece destaque, merece aplausos.

A gestora governamental Maria Stella Conselvan também ingressou na carreira na turma de 2013. Tão logo nomeada, recebeu da colega Regiane Berchieli, enquanto secretária adjunta de Planejamento, a missão de criar as Unidades de Apoio a Gestão Estratégica Setorial (UAGEs).

“Quero destacar que tínhamos muitos colegas gestores governamentais atuando como consultores nesse processo e eu tive ali as minhas primeiras aulas de gestão pública aplicadas na prática como o desenvolvimento organizacional, a administração pública e a liderança”, observa Maria Stella.

Posteriormente, as UAGEs passaram a se chamar Núcleos de Gestão Estratégica para Resultados (NGER). “Isso faz parte do processo e o importante é que hoje nós temos vários colegas liderando essas unidades. Então fica aqui o meu destaque para esse projeto que eu tive o prazer de coordenar a sua elaboração sob a orientação de vários colegas que eu admiro e respeito muito”.

No período de 2016 a 2018 Maria Stella ocupou a presidência da MTPar, uma empresa pública do Estado de Mato Grosso, onde recebeu a missão à época do governador Pedro Taques para desenvolver parcerias não só de concessões, mas das mais diversas naturezas e políticas.

Na MTPar, a gestora governamental participou de estudos de retomada do contrato do VLT. “Mas, não conseguimos avançar pelo volume de ações judiciais que estavam envolvidas nessa questão. Também desenvolvemos um estudo de viabilidade para a Arena Pantanal e também não conseguimos avançar, acredito que por questões políticas”, relembra.

Maria Stella também desenvolveu a concessão dos parques. A Sema inclusive está lançando agora a concessão do Parque Águas Quentes.

“Também conseguimos assinar o primeiro contrato de Parceria Público Privada que é o Ganha Tempo e, inclusive no ano em que ele foi assinado, apenas três contratos de PPP foram assinados no Brasil e um deles foi o nosso, em Mato Grosso”.

Ainda na MTPar foram desenvolvidos estudos e modelagens em apoio à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) no Programa de Concessão de Rodovias dos quais também foram assinados contratos em 2018 e em 2019.

“Destaco o papel de todos os colegas gestores que estavam lá além de mim”, reconhece Maria Stella, citando que a atuação do grupo conseguiu captar quase R$ 30 milhões em recursos não reembolsáveis para consultoria e assessoria na área de desenvolvimento do programa de parcerias e concessões no Estado junto a várias entidades nacionais e internacionais, entre eles o Escritório de Projetos das Nações Unidas, o BID e BNDS. “Então, foi uma experiência muito rica na MTPar neste período de 2016 a 2018”.

Em fevereiro de 2019 Maria Stella aceitou convite para assessorar o secretário Marcelo de Oliveira na Sinfra por indicação do colega Paulo Fernandes. “É um papel de assessoria puro e às vezes dá a sensação de que você não está entregando nada porque falta o tangível, mas quando você vê o trabalho que os colegas estão desenvolvendo na área finalística do órgão a gente percebe a importância do papel do assessor”.

Em sua atuação na Sinfra, a gestora ressalta três editais (um comum e dois de parcerias sociais), 20 licitações em regime diferenciado de contratação, ou que já estão contratados ou publicados, a contratação da FGV para um estudo de custos nos projetos de engenharia e a implementação do sistema de gestão de informação da Sinfra.

“Escrevemos o plano estratégico de logística, conseguimos em seis meses fechar uma operação de crédito com a Caixa, e formatamos o plano de investimento para 2021 juntamente com o secretário Marcelo, um projeto de 1,8 bilhões em investimentos para a infraestrutura, incluindo projetos estruturados defendendo esse volume de orçamento. Então, o trabalho que nós, gestores governamentais, estamos realizando hoje na Sinfra, que se destaca como uma secretaria de entregas merece destaque, merece aplausos”, finaliza Maria Stella Conselvan.

Última modificação em Quinta, 31 Dezembro 2020 10:18

Mídia

Siga-nos