FACEBOOK
  

VÍDEOS
  

FOTOS
  

GALERIAS
  

JORNAL DIGITAL
  

 
Quarta, 14 Abril 2021 09:12

Reforma Administrativa vai prejudicar economias locais

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Reforma Administrativa terá efeitos negativos também nas economias locais. A informação é do Dieese, que aponta, em nota técnica, o peso que os servidores públicos têm no dinamismo dessas economias.

Reforma Administrativa terá efeitos negativos também nas economias locais. A informação é do Dieese, que aponta, em nota técnica, o peso que os servidores públicos têm no dinamismo dessas economias.

A nota aponta que as mudanças que constam na proposta fragilizam os vínculos dos trabalhadores com a administração pública, implicando em postos de trabalho menos estáveis e menores patamares salariais. E são essas duas consequências que impactarão negativamente as economias locais.

O estudo mostra que, em 2019, a administração pública tinha participação de 50% ou mais no total de empregos formais em 38% dos municípios brasileiros. O dados são da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério da Economia.

Isso mostra que as demandas geradas a partir das remunerações desses servidores e dos órgãos e instituições públicas locais movimentam os recursos, principalmente em setores como Comércio e Serviço.

Reduzir a remuneração e o contingente de pessoal no serviço público pode resultar em problemas para a sustentação das economias locais, especialmente nos municípios com atividade econômica menos diversificada, explica o Dieese.

O economista Pedro Rossi explica que o funcionalismo público ameniza os impactos do ciclo econômico sobre o mercado de trabalho, o crescimento e a própria arrecadação do governo. “Sendo assim, a flexibilização e a precarização do trabalho no serviço público vai diminuir esse efeito estabilizador e tornar o emprego público pró-cíclico. Sendo que nos momentos de crise se verifica um aumento da demanda por serviços públicos e precisamos de mais, e não menos, servidores. Como mostra o Dieese, esse problema pode ser mais mais grave em municípios onde o emprego público responde por parte importante da renda e do emprego formal”.

Para Rossi, uma proposta de Reforma Administrativa deve considerar os servidores como peça fundamental da promoção do bem-estar social. “Por isso, estabilidade, autonomia, continuidade, boa formação e remunerações adequadas são fundamentais. O foco em uma suposta eficiência microeconômica não é suficiente para fundamentar a reforma, é também necessário avaliar os impactos de longo prazo e considerar efeitos macroeconômicos”, diz.

Que Estado Queremos?

A AGGEMT aderiu ao movimento Que Estado Queremos?, lançado pela Anesp em fevereiro de 2021 com o compromisso de se engajar no debate sobre o Estado brasileiro e fomentar essa discussão junto à sociedade em geral?. A iniciativa de comunicação conta com site exclusivo e está presente em diversas redes sociais (FacebookInstagramTwitterYoutube Linkedin), centrando esforços, neste primeiro momento, nos temas relacionados à Reforma Administrativa.

Com um trabalho que vem sendo realizado desde novembro e que será oficialmente lançado no início do próximo mês, Que Estado queremos? conta com monitoramento diário do noticiário e do debate nas redes, produção de conteúdos multimídia e em linguagem simples para site e redes sociais e ações de articulação com entidades, para fortalecer o diálogo com imprensa e parlamentares.

O site apresenta ainda a seção Mobilize-se, em que é possível entrar em contato - por e-mail e redes sociais - com deputados federais e senadores para entender seus posicionamentos sobre a PEC 32/2020.

Esse projeto faz parte da estratégia de reforço da comunicação da ANESP, aprovada em outubro de 2020. A Associação entende que há muita desinformação sobre a Reforma e pouca clareza sobre o que está sendo proposto e seus impactos. É possível, assim, junto com outras carreiras parceiras, contribuir com o esclarecimento e a tradução para um público mais amplo e, principalmente, no diálogo com parlamentares que serão os responsáveis pela tomada de decisão.

Fonte: ANESP

Última modificação em Sábado, 24 Abril 2021 06:27

Siga-nos

Convênios




 

Clube de Vantagens

Facebook

Localização