FACEBOOK
  

VÍDEOS
  

FOTOS
  

GALERIAS
  

JORNAL DIGITAL
  

 

Comunicação

Quinta, 13 Janeiro 2022 07:25

Enap lança 26 novos cursos gratuitos e online. Confira a lista!

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Há oportunidades nas áreas de aposentadoria e previdência, comunicação, educação e docência, estratégia e planejamento, gestão pública, inovação, meio ambiente, orçamento e finanças, políticas públicas, saúde e transparência, controle e participação. Confira:

A Escola Virtual de Governo (EV.G), mantida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), inicia o ano com o lançamento de 26 cursos a distância. 

Há oportunidades nas áreas de aposentadoria e previdência, comunicação, educação e docência, estratégia e planejamento, gestão pública, inovação, meio ambiente, orçamento e finanças, políticas públicas, saúde e transparência, controle e participação. Confira:

Aposentadoria e previdência

A previdência social dos servidores públicos: regime próprio e regime de previdência
Já parou para pensar em quanto tempo falta para você se aposentar? Conhece as regras de aposentadoria do serviço público federal? Se você nunca pensou sobre esses assuntos, essa é uma ótima oportunidade para se capacitar e entender na prática como funcionam os critérios de acesso e de concessão. Que tal cursar e adquirir condições de reconhecer os aspectos gerais do Regime Próprio de Previdência Social da União?

Carga horária: 30h
Disponibilidade: 30 dias
Conteudista: Ministério da Economia

 

Comunicação

Eventos virtuais: da gestão à execução
Quer se destacar no mundo digital e tornar sua empresa reconhecida? Então chegou a hora de aprender a lidar com os eventos virtuais. Neste curso você compreenderá como elaborar um evento e colocá-lo em prática. Aprenderá as técnicas mais atuais do mercado e ainda terá acesso a muitas dicas para fazer os seus eventos se tornarem um sucesso. Inscreva-se agora!

Carga horária: 20h
Disponibilidade: 20 dias
Conteudista: Enap

 

Educação e docência 

Avaliadores de artigos científicos
Prepare-se para se tornar um exímio avaliador de artigos científicos. Neste curso, você conhecerá as ferramentas essenciais e básicas da comunicação científica, do gênero textual, artigo científico, bem como os atores envolvidos e suas funções no processo editorial. Entenderá a importância da ética no processo de avaliação e como se dá o processo de revisão no sistema OJS. Aguardamos pela sua inscrição!

Carga horária: 20h
Disponibilidade: 20 dias
Conteudista: ICMBio

 

Estratégia e planejamento 

Gerenciamento de projetos na prática
Já parou para refletir sobre os aspectos práticos do gerenciamento de projetos? Que metodologias utilizar? Como construir planos de ação eficientes? Se você nunca pensou sobre isso, essa é uma ótima oportunidade para se capacitar em práticas bem-sucedidas no gerenciamento de um projeto com metodologias utilizadas nas organizações públicas e privadas brasileiras. Que tal cursar e adquirir condições de aplicar o conhecimento nos projetos nos quais esteja envolvido?

Carga horária: 40h
Disponibilidade: 30 dias
Conteudista: Enap

Gestão de riscos em projetos de transformação digital
Os projetos de transformação digital, sobretudo no setor público, ao promoverem inovação também carregam consigo muitos riscos, positivos e negativos. Este curso busca oferecer o conhecimento necessário para gerir adequadamente esses riscos, oferecendo respostas rápidas e eficazes, o que, ao final, possibilitará que você e sua equipe entreguem melhores produtos e serviços.

Carga horária: 10h
Disponibilidade: 10 dias
Conteudista: Enap

 

Gestão pública

Consórcios públicos intermunicipais
Muitas pessoas não compreendem o que são consórcios públicos intermunicipais. Você é uma delas? Nesta capacitação, serão abordados temas como o direito dos arranjos cooperativos intermunicipais, o planejamento integrado e a estruturação de projetos para esse tipo de consórcios. Você conhecerá o modelo de centralização e exemplos atuais desse tipo de arranjo federativo. Serão apresentados elementos práticos e muito mais! Inscreva-se agora!

Carga horária: 30h
Disponibilidade: 30 dias
Conteudista: Enap

 

Inovação

Design sprint em projetos de transformação digital
Você gostaria de conhecer as abordagens utilizadas em organizações conhecidas por promover a inovação, como a Google? Neste curso você conhecerá o Design Sprint, um método desenvolvido por Jake Knapp em parceria com as empresas Google. Esse método propõe a resolução de problemas por meio do design, da prototipagem de ideias e do teste com usuários. Tudo isso com o emprego de um método ágil de apenas cinco dias!

Carga horária: 10h
Disponibilidade: 10 dias
Conteudista: Ministério da Economia

 

Meio ambiente

Percepção e mapeamento de áreas de risco geológico
A capacitação foi concebida para aperfeiçoar o desempenho dos profissionais de Defesa Civil, a partir da elucidação dos principais conceitos e métodos aplicados pelo Serviço Geológico do Brasil-CPRM durante os mapeamentos de áreas de risco geológico. Assim, pretende-se contribuir para o sucesso das ações de ordenamento territorial e prevenção de desastres, em consonância com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Carga horária: 40h
Disponibilidade: 30 dias
Conteudista: Serviço Geológico do Brasil-CPRM

 

Orçamento e finanças

Ampliação de receitas municipais
Aqui você conhecerá o que é gestão fiscal com foco na ampliação das receitas municipais e no controle das receitas transferidas. Este curso vai demonstrar quais são as receitas de competência municipal. Se inscreva e venha conhecer estratégias de ampliação e de recuperação de receitas e, identificar o tratamento da dívida ativa municipal, para elaboração de plano que se adeque a sua realidade municipal.

Carga horária: 8h
Disponibilidade: 30 dias
Conteudista: Enap

 

Contabilidade pública e conformidade na gestão
O curso foi desenvolvido em 2021 pela Enap, em parceria com a Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República (Seaf), integra um programa para formação de prefeitos e tem como objetivo geral compreender aspectos da contabilidade pública com base em processos de execução e boas práticas de conformidade para uma gestão eficiente.

Carga horária: 10h
Disponibilidade: 10 dias
Conteudista: SEAF

 

Gestão fiscal municipal
Este curso foi desenvolvido pela Enap, em parceria com a Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República (Seaf), para proporcionar uma visão sistêmica sobre a gestão fiscal de um município destacando os principais riscos e oportunidades na condução de processos voltados à entrega de produtos e serviços, controle orçamentário como ferramenta de gestão, entender as receitas e suas fontes, as despesas públicas, destinação dos recursos e gastos obrigatórios.

Carga horária: 10h
Disponibilidade: 10 dias
Conteudista: Presidência da República

 

Transferências discricionárias da união: atos preparatórios

Você já ouviu falar de transferências discricionárias? Esse é um sistema de cooperação que visa à execução de ações de interesse recíproco financiadas com recursos do orçamento federal. Como atuar nessa frente? Venha realizar esse curso e ser capaz de compreender todas as etapas que antecedem a formalização (celebração) dessa cooperação conhecida como Atos Preparatórios. Você também compreenderá o que é e como funciona a Plataforma +Brasil. 

Carga horária: 14h
Disponibilidade: 20 dias
Conteudista: Ministério da Economia

 

Transferências discricionárias da união: prestação de contas

Aprenda a executar a etapa final do ciclo de vida de um instrumento! Venha também compreender como ocorre a prestação de contas tanto na visão do concedente/repassador quanto na visão do convenente/recebedor. Nesta formação vamos desvendar o passo a passo das etapas de inserção, análise e aprovação da prestação de contas no módulo de transferências discricionárias da Plataforma +Brasil. Tudo isso em um único curso!

Carga horária: 10h
Disponibilidade: 10 dias
Conteudista: Ministério da Economia

 

Políticas públicas

Agenda para o desenvolvimento sustentável: conceitos, mobilização e articulação
Vamos conhecer os principais conceitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o histórico de criação da Agenda 2030. Neste curso, você também aprende a reconhecer os processos de formulação e de monitoramento dos ODS, assim como o papel dos governos locais e regionais para a promoção do desenvolvimento sustentável.

Carga horária: 8h
Disponibilidade: 10 dias
Conteudista: PNUD

 

Ambiente e condições para o desenvolvimento produtivo local
O curso foi desenvolvido em 2021 pela Enap em parceria com a Secretaria Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República (Seaf) e integra um amplo conjunto de cursos a distância que visam atender à necessidade de capacitar e orientar gestores municipais em início de mandato. Este curso pretende oferecer, aos gestores municipais, conhecimentos, ferramentas e estratégias que viabilizem a promoção do desenvolvimento produtivo local.

Carga horária: 12h
Disponibilidade: 20 dias
Conteudista: Presidência da República

 

Caixa: Banco público atuando para o desenvolvimento do município
Você conhece o papel fundamental da Caixa para o desenvolvimento urbano? Este curso busca identificar as possibilidades de atendimento junto à Caixa para suporte à viabilização das políticas públicas, com os elementos conceituais e práticos para o apoio à gestão municipal. Se inscreva e venha conhecer detalhes dos principais programas relacionados aos contratos de repasse de recursos da União.

Carga horária: 10h
Disponibilidade: 30 dias
Conteudista: Enap

 

Desenvolvimento humano no século XXI
Aprenda mais sobre o histórico, conceito e desafios do desenvolvimento humano na contemporaneidade, além de conhecer e correlacionar os conceitos de antropoceno, sistemas socioecológicos e ecologia política e sua relevância para o desenvolvimento humano contemporâneo.

Carga horária: 8h
Disponibilidade: 10 dias
Conteudista: PNUD

 

Elaboração de políticas, programas e projetos para o desenvolvimento humano e sustentável
Quer conhecer os conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Neste curso, traremos maiores detalhes de como territorializar e integrar os ODS aos planos de projetos da gestão pública.

Carga horária: 10h
Disponibilidade: 10 dias
Conteudista: PNUD

 

Infraestrutura econômica e urbana
Este curso é uma ótima oportunidade para gestores municipais, pois ele pretende oferecer auxílio no planejamento, na gestão e na governança de políticas e serviços de habitação e mobilidade urbana.

Carga horária: 8h
Disponibilidade: 30 dias
Conteudista: SEAF

 

International futures e painéis Covid-19: cenários e prospecção de futuro
Deseja realizar uma análise amplificada do panorama atual e futuro? Neste curso, fornecemos elementos para identificar desafios e oportunidades presentes na conjuntura nacional e mundial. Vamos lá!

Carga horária: 16h
Disponibilidade: 20 dias
Conteudista: PNUD

 

Políticas públicas de assistência social
Este curso é uma ótima oportunidade para você, gestor municipal, pois oferece elementos conceituais e práticos para a atuação eficiente no campo socioassistencial, tendo como ênfase as provisões do poder executivo local no atendimento das pessoas que se encontram em situação de pobreza, ou que possuem vínculos familiares fragilizados ou rompidos em virtude de violência ou de violações de direitos.

Carga horária: 10h
Disponibilidade: 10 dias
Conteudista: Presidência da República

 

Preparando-se para a execução
Este curso apresenta ferramentas e estratégias que viabilizam a execução governamental com qualidade e eficiência.

Carga horária: 10h
Disponibilidade: 30 dias
Conteudista: Enap

 

Saúde

Mindfulness para redução de ansiedade no teletrabalho
Você conhece o mindfulness? Sabe como ele pode ser uma ferramenta para promoção de saúde no contexto do teletrabalho? Conheça, neste curso teórico e prático, os benefícios das práticas formais e informais de mindfulness! Você aprenderá como as atitudes mindful podem ajudar a manejar a ansiedade. O curso também te ajudará a tomar consciência do momento presente, acolhendo seus pensamentos, sensações e ancorando-se no aqui e agora.

Carga horária: 15h
Disponibilidade: 20 dias
Conteudista: Enap

 

Segurança e saúde do trabalho no contexto do teletrabalho
A pandemia de Covid-19 intensificou uma prática preexistente: o regime de teletrabalho. Mas, será que você sabe quais conceitos, qual a legislação e quais são os fatores de risco dessa modalidade? Neste curso, você conhecerá os conceitos de teletrabalho, seu arcabouço jurídico e seus fatores de risco. Também aprenderá estratégias da ergonomia para prevenir os riscos do teletrabalho.

Carga horária: 18h
Disponibilidade: 20 dias
Conteudista: Enap


Transparência, controle e participação 

Ampliação da capacidade de investimentos do município
Você sabe o que são consórcios públicos e conhece as etapas de formação de um consórcio público intermunicipal? Este curso busca as vantagens e os desafios/problemas de um consórcio público. Se inscreva e venha conhecer as regras básicas de funcionamento de um consórcio e compreender a criação do PPI e o processo para inscrição do município e a governança da estruturação por meio do PPI.

Carga horária: 7h
Disponibilidade: 30 dias
Conteudista: Enap

 

Elaboração de editais para aquisições no setor público
Este curso busca distinguir e reconhecer os diversos aspectos relativos às diferenças de regimes jurídicos existentes na norma e suas implicações práticas na elaboração do edital. Se inscreva e venha conhecer os procedimentos e os aspectos mais importantes relacionados a tais instrumentos.

Carga horária: 25h
Disponibilidade: 30 dias
Conteudista: Enap


Sobre a EV.G

O Portal surgiu em 2018, como a proposta para superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, buscando garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público e solucionar problemas estruturantes com origem na oferta descentralizada de cursos.

Atualmente, a EV.G conta com  77 parceiros conteudistas, localizados em diferentes esferas e poderes da administração pública. Dentre os parceiros, estão TCU, Abin, Bacen e também instituições internacionais, como o Instituto Superior de Administração Pública de Moçambique.

O portal da EV.G. já disponibiliza aos seus usuários (servidores públicos e qualquer interessado cadastrado, nacional ou internacional) um leque de 363 cursos.

Os cursos estão divididos em 26 temáticas, voltadas a capacitar os profissionais do futuro e a desenvolver as competências, habilidades técnicas e comportamentais mais buscadas no mercado de trabalho.

Hoje existem 32 programas de certificações avançadas. Essas certificações são possíveis de serem emitidas, no caso dos usuários cumprirem, dentro de um tempo determinado, uma quantidade de cursos correlacionados a um programa de certificação previamente desenvolvido. 

Informações: https://www.escolavirtual.gov.br

 

Texto originalmente publicado no site da Enap.

 

Fonte: Anesp

Última modificação em Sexta, 25 Fevereiro 2022 08:36

Siga-nos

Convênios




 

Clube de Vantagens

Facebook

Localização